sábado, 25 de abril de 2009

Sexo na literatura


O Complexo de Portnoy, Philip Roth
Roth se consagrou como um dos autores mais importantes dos Estados Unidos depois de publicar o livro, em 1969 – sobre um jovem advogado viciado em sexo. A história se transformou em um livro de humor com status de obra-prima. Tem trechos hilários, como esta descrição de um ménage à trois:

“E o estado em que entrei no momento seguinte pode ser caracterizado como uma agitação implacável. Meu Deus, como fiquei agitado! É porque tinha muita coisa a fazer. Você vai por aqui, eu vou ali – está bem, agora você vem por aqui e eu vou por ali –, está bem agora ela desce por este lado enquanto eu subo por lá, enquanto você meio que fica de lado...”

Sobre a Beleza, Zadie Smith
Ela estreou na literatura com 24 anos, com o livro Dentes Brancos. Hoje tem 32 e já é top entre escritores ingleses. Escreve de um jeito abusado, politicamente incorreto. Coisas como:

“Howard podia escutar o tilintar e o murmúrio do velório da mãe daquela garota no andar inferior. Segurando a própria testa, posicionou-se por trás dela. Ao menor toque, ela uivava e parecia tremer de paixão pré-orgásmica (...) No momento seguinte ela tinha lambido a mão e a trouxera para trás. Esfregou-se intensamente e depois esfregou Howard. Obediente, sua ereção voltou.”

Memória de Minhas Putas Tristes, Gabriel García Márquez
Prêmio Nobel de Literatura, com Cem Anos de Solidão, o colombiano García Márquez é um fera do realismo fantástico. E escreve cenas de sexo cheias de lirismo. Assim, ó:

“À medida que a beijava aumentava o calor de seu corpo e ela exalava uma fragrância de montanha. Ela me respondeu com vibrações novas em cada polegada de sua pele, e em cada uma encontrei um calor diferente, um sabor próprio, um gemido novo, e ela inteira resoou por dentro com um arpejo, e seus mamilos se abriram em flor sem ser tocados.” 

Sobre a ilustração: bumbuns e mulheres de cócoras são a especialidade de Milo Manara, 63 anos, italiano fera das HQs eróticas.

Dica de leitura para quem curti o tema ou pretende se especializar no assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário